Quatro Altitudes, da Casa Vitor, é o melhor Syrah do Brasil
Grande Prova Vinhos do Brasil elege vinho de Brasília como o melhor da categoria desbancando outros 45
Um vinho de Brasília acaba de ser eleito o melhor Syrah do Brasil. É o Quatro Altitudes da vinícola Casa Vitor, que desbancou outros 45 vinhos da mesma uva na Grande Prova Vinhos do Brasil, considerada a maior e mais respeitada prova às cegas de vinhos disponíveis no mercado nacional.
Realizada no fim de março, no hotel Vila Galé, no Rio de Janeiro, o evento idealizado pelo grupo BACO avaliou mais de 1000 vinhos e premiou 10 estados, revelando novos vinhos, novas vinícolas, novos terroirs, além de novas categorias, como a casta Rebo, espumantes sur lie, vinhos laranja e vinhos de baixa intervenção. No total, foram 40 categorias de vinhos, entre diferentes tipos de uvas e métodos de produção e a Casa Vitor venceu no quesito Syrah.
A Casa Vitor é uma das dez famílias que, recentemente, se uniram para inaugurar a Vinícola Brasília. - Foto: Divulgação
O Quatro Altitudes, um Syrah de Colheita de Inverno, é o primeiro rótulo lançado pela vinícola. Elaborado com uvas 100% Syrah, ele surgiu em 2021, na primeira safra deles, quando escolheram 3 vinícolas parceiras, também de Brasília, para participarem da elaboração do vinho com um pequeno percentual da bebida. Como cada uma delas está em uma altitude diferente, o rótulo ganhou esse nome.
A premiação da Grande Prova acontecerá na Wine South America (WSA) 2025, maior feira de negócios do setor vitivinícola da América Latina, que acontece de 6 a 8 de maio, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.
Para saber mais:
A Casa Vitor é uma das dez famílias que, recentemente, se uniram para inaugurar a Vinícola Brasília, um empreendimento que promete trazer ainda mais destaque para a produção vinícola local.
Tudo começou com o casal Carlos Vitor e Marina Malheiros. Ele agricultor e ela médica que, junto com os sobrinhos Danilo, Gabriel e Renata, construíram a Vinícola Casa Vitor e deram início ao projeto e a uma nova história na família.
Em 2019, a convite dos amigos também produtores rurais, Ronaldo, Rodrigo e Bebeto, deram início ao cultivo de uvas nas áreas antes dedicadas a diversas atividades, desde o cultivo de feijão até a produção de leite, encarando um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade para desenvolver um projeto inovador no Distrito Federal.
Localizada a pouco mais de 60 km do Plano Piloto, no Núcleo Rural Lamarão, situado no PAD-DF, a Vinícola Casa Vitor oferece uma experiência de enoturismo na Capital Federal, onde os visitantes têm a oportunidade de degustar os rótulos exclusivos, em um ambiente imerso na rica história da família.
COMENTÁRIOS