Depois de uma vida dedicada a igreja, Francisco, o primeiro papa latino-americano morre
Morreu hoje aos 88 anos Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. A informação foi revelada pelo Vaticano, entretanto, a causa da morte não foi revelada.
O pontífice vinha lutando de um quadro respiratório grave, que o deixou 37 dias no hospital, entre fevereiro e março deste ano. - Foto: AFP
O vaticano fez o comunicado ao mundo nesta segunda-feira (21). A nota oficial declarou o seguinte: "Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo anunciar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja".
O pontífice vinha lutando de um quadro respiratório grave, que o deixou 37 dias no hospital, entre fevereiro e março deste ano e, ontem, no Domingo de Páscoa, o papa fez uma aparição para abençoar milhares de pessoas na Praça de São Pedro, no Vaticano e dirigiu umas poucas palavras aos fiéis.
A tradição dita que o funeral do papa deve ter início na Basílica de São Pedro. O corpo de Jorge Mario Bergoglio, o primeiro pontífice latino-americano da história, ficará exposto para visitação e oração dos fiéis. O funeral termina com a missa de corpo presente, na Praça de São Pedro.
Em abril de 2024, o papa chamou atenção dos fiéis ao anunciar que já estava "tudo pronto" para a sepultura dele. O pontífice ordenou uma simplificação dos rituais fúnebres dos papas, com os corpos não sendo mais expostos fora dos caixões.
Francisco pediu para que fosse enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, fugindo da tradição de um enterro em São Pedro, onde está o corpo de 91 pontífices.
Saúde Comprometida
Os exames realizados no Papa Francisco mostraram uma “infecção olimicrobiana do trato respiratório que exigiu intensificar a terapia”, o que, segundo explicou a Santa Fé, “exigiria uma hospitalização dequada”.
“Todos os testes realizados até agora são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá hospitalização adequada”, disse o comunicado do Vaticano na época, sugerindo que Francisco permaneceria no hospital por mais dias, após ter dado entrada no Hospital Gemelli, em Roma.
Apesar da atualização do quadro clínico, o Vaticano havia informou que Francisco vinha se recuperando lentamente e classificou como “tranquilo” sua terceira noite no hospital.
Já no domingo (16/2), o pontífice acompanhou pela televisão a missa celebrada em seu lugar pelo cardeal José Tolentino de Mendonça por ocasião do Jubileu dos Artistas, na qual foi lida a homilia que Francisco havia preparado, enquanto à tarde “alternou a leitura com o descanso”, segundo informações do Vaticano.
No sábado (15/02), a Santa Fé havia comunicado que, “para facilitar sua recuperação, a equipe médica prescreveu repouso absoluto ao papa”.
Nesse domingo de páscoa o Papa Francisco apresentou complicações que ainda não foram divulgas quais seriam e faleceu.
Assista ao vídeo
COMENTÁRIOS