2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia está com inscrições gratuitas abertas
A iniciativa tem como objetivo estimular o interesse pelo conhecimento nessas áreas e identificar jovens talentos com alto rendimento escolar. Inscrições abertas até 14 de abril, às 22h
A primeira edição da olimpíada contou com mais de 36,5 mil estudantes brasileiros. - Foto: Pixabay
Idealizada pela EduSpace — startup gaúcha especializada em soluções digitais para a área da educação — a OBICT chega à sua segunda edição com a proposta de despertar o interesse dos jovens pela ciência e pela tecnologia, além de resgatar o prazer em aprender. Os estudantes podem se inscrever por meio do Aplicativo Olímpico, disponível para sistemas iOS e Android. Também é possível realizar a inscrição por meio dos professores, instituições de ensino, ou em lote via site oficial.
A primeira edição da olimpíada contou com mais de 36,5 mil estudantes brasileiros inscritos, com destaque para os estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Mais de 300 alunos foram premiados com medalhas. Segundo Richard Lucht, CEO da EduSpace, a proposta vai além do conteúdo escolar. “Temos quatro grandes objetivos: incentivar o estudo nas áreas de ciência e tecnologia, promover a interdisciplinaridade, identificar novos talentos em todo o Brasil e reengajar os estudantes nas atividades escolares. Em um país que ainda enfrenta desafios nos indicadores educacionais, iniciativas como essa podem ser um poderoso instrumento de transformação”, destaca.
Formato e etapas
A OBICT será realizada em quatro fases, incluindo etapas online e presenciais. A primeira fase está marcada para ser realizada entre os dias 2 e 14 de abril de 2025 e será realizada de forma online, com provas que utilizarão recursos multimídia. Nesta fase os estudantes podem consultar qualquer fonte.
A segunda fase ocorrerá entre os dias 21 e 27 de abril, também em formato digital. Esta fase já é sem consulta a fontes externas.
A terceira fase, marcada para 30 de maio, será presencial e acontecerá em polos de aplicação em diferentes regiões do país. Por fim, a grande final também será presencial, com data e local a serem divulgados pela organização.
Além do certificado de participação, os melhores colocados receberão medalhas exclusivas, cunhadas especialmente para a competição.
Novidades da 2ª edição
Entre as novidades desta edição está a inclusão de uma nova categoria. Além dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Técnico (incluindo a Educação de Jovens e Adultos), e da categoria livre (voltada para que as famílias acompanhem os filhos), a 2ª edição passa a contemplar também alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, que com isso, podem desenvolver seu espírito olímpico desde cedo.
Richard Lucht celebra a expansão internacional da plataforma desenvolvida pela EduSpace para a aplicação das provas online. “O alcance da primeira edição superou todas as nossas expectativas. Agora, vamos compartilhar nossa tecnologia com países como El Salvador, Austrália, Burkina Faso, Porto Rico, Luxemburgo, Turquia, Sérvia, México, Colômbia, Chipre, Portugal, Jamaica, África do Sul, Mali, Senegal, Congo — e, como cereja do bolo, também com Ucrânia e Palestina”, comemora.
Olimpíadas Científicas no Brasil
Há 45 anos, milhões de estudantes brasileiros já participaram de Olimpíadas Científicas. Algumas se tornaram parte do calendário escolar nacional, como as de Matemática, Física, Robótica e História. No entanto, são raras as iniciativas que promovem uma abordagem multidisciplinar e voltada ao futuro. A OBICT proporciona a conexão entre diferentes disciplinas e usa um formato digital, que torna as provas visualmente bem mais interessantes.
Diante desse cenário, a EduSpace lançou, em 2024, a primeira edição da OBICT, que já na estreia contou com mais de 36,5 mil participantes de todos os estados do país e premiou mais de 300 estudantes. “Ficamos extremamente felizes com os resultados e com a receptividade da comunidade escolar em todo o Brasil”, afirma Lucht.
Parceiros e patrocinadores
A OBICT conta com importantes parceiros institucionais e patrocinadores. Entre os destaques estão o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), reconhecido como uma das principais escolas de engenharia do país e berço da Embraer, e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), como parceiro acadêmico.
Entre os patrocinadores estão o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, a Randoncorp e o Instituto Mari Johannpeter.
COMENTÁRIOS